A Importância dos Sais Minerais

Os sais minerais estão presentes nos alimentos e em quantidades bastantes variadas,  para assegurar uma ingestão adequada destes nutrientes é essencial uma alimentação diversificada, incluindo os vários grupos de alimentos.

Em função das nossas necessidades diárias, podemos subividi-los em dois grupos:

    * os minerais; como o cálcio, o potássio, o magnésio, o fósforo e o sódio, cujas necessidades do organismo são superiores aos 100mg /dia.

    * os oligoelementos; como o ferro, o zinco, o iodo, selênio, etc. Cujas necessidades diárias são inferiores aos 100mg.

Veja os sais minerais:

Cálcio:

Funções

 Formação de ossos e dentes; i ntervém na libertação de neurotransmissores, função hormonal; ativação de enzimas; transmissão dos impulsos nervosos; regulação da função muscular cardíaca; coagulação sanguínea.

Fontes alimentares

 Leite, queijo, iogurtes, natas, couves,  espinafres, brócolis, ovos, peixes e frutos secos.

Magnésio

Funções

Componente essencial de muitas enzimas envolvidas no metabolismo; importante na transmissão e atividade neuromuscular; intervém no relaxamento muscular e atividade do sistema nervoso.

Fontes alimentares

Sementes, frutos secos, cereais integrais, leguminosas, hortaliças de folha verde e alguns frutos frescos.

Fósforo

Funções

Formação e crescimento de dentes e ossos; fundamental para crescimento, manutenção e reparação dos tecidos, transporte de nutrientes e armazenamento de energia.

Fontes alimentares

Leite e derivados, peixe, gema de ovo, alguns frutos , leguminosas e cacau.

Zinco

Funções

Componente de muitas enzimas envolvidas no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras; fundamental na resposta imunológica e processos de cicatrização de feridas.

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Fontes alimentares

Peixes, marisco Fontes alimentares; ostras; carne; gema de ovo, leite e derivados.

Ferro

Funções

Componente da hemoglobina e mioglobina: transporta o oxigênio às células; Componente importante de vários sistemas enzimáticos.

Fontes alimentares

Figado, carne, ovos, peixe, leguminosas, cereais integrais, mariscos; hortaliças verde-escuras.

Sódio

Funções

Equilíbrio hidro-eletrolitico; intervém na transmissão de impulsos nervosos; contração muscular; normalização do ritmo cardíaco.

Fontes alimentares

Sal de cozinha; produtos processados, queijos; alimentos ou produtos salgados.

Iodo

Funções

Fundamental ao bom funcionamento da tiróide; intervém nos processos de crescimento e reprodução, sistema nervoso, cabelo e pele; ajuda na regulação da temperatura corporal.

Fontes alimentares

Peixe do mar e horticolas provenientes de solos ricos em iodo.

Potássio

Funções

Equilibrio hidro-eletrolitico; intervém na transmissão de impulsos nervosos; contração muscular; normalização da pressão arterial e do ritmo cardíaco.

Fontes alimentares

Frutos e vegetais, leguminosas, peixe, frutos gordos e cacau.

Veja também:

Fibra Alimentar

Vitaminas

Água

 

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