ARN – ÁCIDO RIBONUCLEICO

Na biologia, o ARN é a sigla que designa o ácido ribonucleico (ou, em inglês, RNA, ribonucleic acid).

A composição do ARN é muito semelhante ao do ADN, contudo apresenta algumas diferenças. O ARN é um polímero de nucleotídeos, geralmente em cadeia simples, formado por moléculas de dimensões muito inferiores às do ADN. O ARN é constituído por uma pentose (Ribose), por um grupo fosfato e uma base azotada (nitrogenada) que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) e uracila (U). O ARN forma-se no núcleo e migra para o citoplasma. O ARN apresenta um tipo de cadeia diferente da do ADN; tem geralmente numa só cadeia simples que pode, por vezes, ser dobrada. A quantidade de ARN é variável de célula para célula e com a atividade celular.

Transcrição do ARN

A transcrição consiste na síntese de ARN, a molécula de ADN abre-se em um determinado ponto. Nucleotídios livres na célula vão se pareando a esse segmento aberto. Completado o pareamento a esse segmento aberto, está pronta a molécula do ARN, o ADN que serviu de molde reconstitui a molécula original.

Formação

A formação do ARN, dá-se quando o ADN é repartido para se duplicar. Na ocorrência dessa repartição, o ARN mensageiro pega e transporta as informações do código genético e as transmite para o ARN transportador. Este por sua vez, obtendo o conhecimento dos códigos, pega de fato a adenina, guanina e a citosina, transportando para a junção com os aminoácidos, que se apresenta no ARN ribosômico. A timina do ADN, é substituída pela Uracila.

Tipos de ARN

O ADN transcreve quatro tipos de ARN, que se diferenciam entre si, na estrutura e na função.

Gostou? Leia Também:  Classificação Estatística Internacional (CID)

São eles:

·ARN Mensageiro: Transporta as informações do código genético do ADN para o citoplasma, ou seja, determina as seqüências dos aminoácidos na construção das proteínas.

·  ARN transportador (ARNt): Encaminha os aminoácidos dispersos no citoplasma ao local onde ocorrerá a síntese das proteínas.

·  ARN ribossômico (ARNr): Faz parte da estrutura dos ribossomos (organelas citoplasmáticas) onde a síntese de proteínas ocorre.O ARN ao ser sintetizado pelo ADN, liga-se a proteínas e em seguida forma o nucléolo, que é um corpo denso que fabrica os ribossomos.

·  ARN polimerase: Enzima que catalisa a síntese de seqüências genéticas a partir de moldes.

Ácidos nucléicos

Bases nitrogenadas: Adenina, timina, uracilo, guanina, citosina, purina, pirimidina

Nucleosídeos: Adenosina, Uridina, Guanosina, Citidina, Desoxiadenosina, timidina, desoxiguanosina, desoxicitidina.

Nucleotídeos: AMP – UMP – GMP – CMP – ADP – UDP – GDP – CDP – ATP – UTP – GTP – CTP – AMPc – GMPC

Desoxinucleotídeos – dAMP – dTMP – dUMP – dGMP – dCMP – dADP – dTDP – dUDP – dGDP – dCDP – dATP – dTTP – dUTP – dGTP – dCTP

Adidos nucléicos –  DNA – RNA – PNA – RNAm – miRNA – RNAr – RNAt –DNAmt- Oligonucleotídeo

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*