Como saber se estou com depressão? Sintomas e indícios

É comum as pessoas perguntarem “como saber se estou com depressão”. Embora não seja exatamente uma doença silenciosa, a depressão ainda é muito incompreendida e há uma ampla desinformação a respeito desse distúrbio. Essa situação precisa mudar.

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo, segundo estudo realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e 5,8% da população brasileira se encaixa nesse quadro. Uma grande parte dessas pessoas não investiga a situação e, por isso, não recebe o tratamento adequado.

Se você tem alguma suspeita de estar com depressão, procure um médico! Não menospreze os seus sentimentos. Depressão é uma questão de saúde mental e deve ser tratada com seriedade.

Para ajudar a identificar se você tem depressão, levantamos alguns indícios e sintomas da depressão. Contudo, não é recomendado o autodiagnóstico. Apenas um médico especializado é capaz de afirmar se você tem depressão ou algum outro distúrbio. Caso você se identifique com os sintomas a seguir, procure um médico.

O que é a depressão?

Antes de listar os sintomas da depressão, é importante definir de maneira nítida o que é a depressão. Quando falamos essa palavra, o que a maioria das pessoas entende é “tristeza”. Sem dúvidas, a tristeza é sim um dos sintomas mais significativos da depressão, mas a depressão está longe de se resumir a isso.

A tristeza é um sentimento. Ela costuma estar relacionada à fatores externos, como o término de um relacionamento amoroso, problemas no trabalho, falta de satisfação pessoal. Outra característica importante da tristeza é a sua durabilidade. Como se trata de um sentimento, ela tende a passar depois de um tempo, dando lugar para outras emoções.

A depressão, por outro lado, é uma doença. Ela não necessariamente depende de fatores externos, embora eles possam desencadear uma crise ou agravar os sintomas da depressão, e está muito relacionada a questões genéticas, inclusive hereditariedade.

Uma pessoa com depressão sofre com alterações hormonais e apresenta sintomas variados que afetam o dia-a-dia de maneira grave, mas podem ser facilmente confundidos como problemas de atitude ou personalidade.

Entre os estigmas sociais associados à pessoas com depressão estão a “preguiça” e o “baixo astral”. Como a depressão afeta profundamente o humor e a disposição do paciente, é comum que a pessoa com depressão tenha dificuldade para realizar seus afazeres e também para interagir socialmente, sendo considerada uma pessoa difícil de lidar.

Sintomas da depressão

Para responder à pergunta “como saber se estou com depressão”, marque quais dos sintomas da depressão abaixo você se identifica:

  1. Você se sente triste ou mal humorado com frequência
  2. Você sente fadiga e desânimo generalizados
  3. Você não tem mais motivação para cumprir suas obrigações
  4. Você tem dificuldade para realizar tarefas básicas (ex.: levantar da cama)
  5. Você tem pensamentos autodepreciativos constantemente
  6. Você se sente desamparado e sem esperança constantemente
  7. Você se sente inquieto e desconfortável constantemente
  8. Você não consegue se concentrar e esquece tudo com facilidade
  9. Você sente vontade de dormir o dia inteiro, ou não consegue mais dormir
  10. Você não tem mais apetite, ou come compulsivamente
  11. A sua saúde física está prejudicada (ex.: dores de cabeça ou problemas digestivos)
  12. A sua higiene pessoal e saúde está prejudicada
  13. Os seus hobbies e atividades não causam mais prazer
  14. Você chora com facilidade, ou não tem mais energia para sequer chorar
  15. Você gostaria de desaparecer, nunca ter nascido ou morrer (procurar ajuda urgentemente!)
Gostou? Leia Também:  Como sair da depressão? Depressão tem cura?

É importante ressaltar que a depressão afeta cada um de maneira diferente, e que um mesmo indivíduo pode sentir determinados sintomas com maior ou menor intensidade em épocas específicas da vida.

Caso você se identifique com com alguns dos sintoma da depressão, não deixe de procurar ajuda médica. Mesmo que não sejam todos os sintomas, mesmo que os indícios não pareçam convincentes o suficiente. A depressão é muito comum e a maioria das pessoas que sofrem com esse distúrbio não procuram ajuda.

É muito comum uma pessoa acreditar que ter depressão é um problema que acontece apenas com os outros, em casos distante, mas não é bem assim. Você pode ter depressão, e somente um médico pode fazer seu diagnóstico.

Cuide bem de si mesmo. Ao notar qualquer indício de depressão, procure ajuda e aceite o tratamento para depressão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*