Quais os tratamentos para depressão?

An older black woman mournfully looks out her window

A depressão é um distúrbio mental que provoca tristeza, desânimo e uma sensação de desamparo e falta de esperança. Por isso, é comum que as pessoas sintam que não há tratamentos para depressão eficazes, mas esse sentimento não reflete a realidade. Existe cura para depressão.

Procurar tratamentos para depressão é essencial para controlar os sintomas e reconquistar a qualidade de vida. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, os sintomas da depressão influenciam mais do que os sentimentos do indivíduo. Uma pessoa com depressão também apresenta mudanças no comportamento, que prejudicam todos os âmbitos da sua vida, desde a saúde física até o trabalho e as relações interpessoais.

Sem o tratamento para depressão, é possível que o indivíduo se afunde, deixando de realizar atividades fundamentais para sua vida, se isolando dos amigos e família e, finalmente, correndo o risco de suicídio.

A depressão é um caso de saúde pública. É uma doença com alto risco de morte e, por isso, deve ser levada a sério. E como se trata de uma doença, é preciso realizar o tratamento da depressão com profissionais da área médica: psicólogo e psiquiatra.

O primeiro passo para tratar a depressão é pedir ajuda

Para uma pessoa com depressão, buscar ativamente o tratamento não é uma tarefa fácil. É importante que a decisão de buscar o tratamento para depressão venha da própria pessoa, mas é sempre válido pedir a ajuda de amigos ou família.

Conversar com pessoas de confiança sobre a depressão não substitui a terapia, mas existem muitas formas de ajudar alguém com depressão. Uma delas é simplesmente se oferecer para marcar consulta com o psicólogo e/ou psiquiatra.

Caso você queira buscar o tratamento para depressão, mas sinta muita dificuldade para marcar a consulta ou não consiga ir até a consulta sozinho, peça ajuda. Converse com uma pessoa de confiança e peça esse favor. Poder contar com alguém ajuda muito no tratamento para depressão.

treenage girl suffering with depression in a conversation with a therapist

Principais tratamentos para depressão

Os principais tratamentos para depressão são o acompanhamento com o psicólogo, que trabalhará as questões mentais, emocionais e comportamentais da depressão durante a terapia, e o psiquiatra, que fará uma análise clínica e poderá diagnosticar o seu distúrbio e prescrever os medicamentos adequados.

A terapia com o psicólogo muitas vezes é o suficiente para tratar casos menos graves de depressão. Este tratamento para depressão consiste em sessões periódicas, geralmente uma hora por semana, nas quais o psicólogo e o paciente dialogam e trabalham questões relevantes.

Existem diversas abordagens diferentes para a psicoterapia, entre elas a Terapia Cognitivo Comportamental e a Psicanálise. Cada pessoa com depressão pode se identificar mais com uma abordagem específica. Por isso, é interessante que o paciente pesquise e experimente diferentes abordagens até encontrar o modelo mais confortável e eficaz.

Tratamento para depressão com psiquiatra e antidepressivo

Em muitos casos, os remédios antidepressivos são essenciais para normalizar o quadro do paciente. Esses remédios só podem ser prescritos por um psiquiatra, médico responsável por diagnosticar o paciente e descobrir os motivos médicos por trás dos sintomas apresentados.

Existem diferentes tipos de remédios indicados para pacientes com depressão, entre eles os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que aliviam os sintomas da depressão e regulam o humor, e os ansiolíticos, que aliviam a ansiedade e a tensão e podem provocar sono.

O psiquiatra é responsável por acompanhar o efeito dos remédios nos pacientes, identificando o princípio ativo e dosagem mais adequado para o quadro e solicitando exames periodicamente para verificar possíveis causas para os sintomas da depressão.

É importante mencionar que o acompanhamento psicológico e o psiquiátrico se complementam. Em boa parte dos casos, o paciente com depressão precisa tanto de um, quanto do outro. Não negligencie seu tratamento!

Tratamentos para depressão complementares

Além do psicólogo e psiquiatra, existem outros tratamentos para depressão que contribuem imensamente para a recuperação. Entre eles:

  • Acupuntura
  • Ioga
  • Meditação
  • Massagem terapeutica
  • Exercícios físicos
  • Prática de hobbies saudáveis
  • Musicoterapia

Se você quer saber se está com depressão, procure ajuda. É possível sair da depressão, basta fazer o tratamento da depressão adequado.

Gostou? Leia Também:  Como sair da depressão? Depressão tem cura?

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*