Queimaduras, como tratar

Como proceder em caso de queimaduras, seja através de incêndio, quimaduras térmicas, químicas, solares ou queimaduras muito extensas.

Queimaduras são lesões coagulativas (isto é que desnaturam, coagulando as proteínas dos tecidos) envolvendo diversas camadas do corpo (pele, tecido subcutâneo, músculo,etc). Geralmente são causadas por calor (liquidos quentes, chamas, objetos aquecidos) mas também podem ser causadas por substâncias químicas, por eletricidade e por irradiação.

Podem ser classificadas segundo com o tipo de dano causado aos tecidos. O calor (e outros agentes) causam coagulação das proteínas, como já foi dito, portanto a profundidade da queimadura está diretamente relacionada à temperatura e do tempo de contato com o referido agente.

Então, segundo sua profundidade, uma queimadura pode ser: de primeiro grau, quando atinge a camada mais superficial da pele (a epiderme); de segundo grau quando lesa a segunda camada mais profunda da pele, a derme e é considerada de terceiro grau quando toda a espessura da derme é coagulada, não importando (apenas para a classificação) as demais camadas (gordura, músculo).

Outro ponto importante é a extensão da queimadura, medida em porcentagem da superfície do corpo. Por exemplo, quando a pessoa que sofreu queimadura tem todo o tronco, na sua face anterior (peito, barriga), ela tem 13% da superfície do corpo queimada.

Como agir em caso de incêndio ou queimaduras

Queimaduras térmicas:

Esfrie a queimadura com água fria. Não use gelo. Cubra a queimadura com uma faixa esterelizada ou pano limpo. Remova anéis, cintos, sapatos e roupas antes que o corpo inche. Caso a roupa grude na pele, não remova. Corte cuidadosamente e retire a parte que não grudou. Queimaduras no rosto, mãos e pés devem ser sempre consideradas sérias e receber imediata atenção médica.

Gostou? Leia Também:  Como tratar queimaduras?

Queimaduras químicas

Enxágue a pele por pelo menos 20 minutos em água corrente. Remova anéis, cintos, sapatos e roupas antes que o corpo inche. Remova a roupa contaminada e evite que o produto químico se espalhe por outras áreas. Se os olhos forem afetados, enxágue em água corrente até que chegue ajuda médica. Remova as lentes de contato imediatamente. Observe a respiração da vítima, pare o sangue e cubra a queimadura com uma atadura de gaze ou com um pano limpo.

Queimaduras elétricas

Não toque na vítima. Somente após desligar a corrente elétrica. Todas as lesões elétricas necessitam de atenção médica.

Não utilizar

Creme dental, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente, pois eles podem complicar a queimadura e dificultar o preciso diagnóstico. Muitas vezes é preciso retirar todos estes produtos no hospital dando mais sofrimento à vitima.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*