Riscos e informações relevantes sobre lipoaspiração

Veja os principaisproblemas relacionados à lipoaspiração.

Riscos da lipoaspiração

Qualquer cirurgia envolve o risco de infecção, hemorragia, cicatrizes ou lesão grave; no entanto, a lipoaspiração tumescente tem um nível espantoso de segurança. Uma das razões da lipoaspiração tumescente ser tão segura é porque não é necessário nem anestesia geral nem sedação endovenosa. Um estudo recente envolvendo mais de 15.000 pacientes que se submeteram a lipoaspiração sem anestesia geral não revelaram nem complicações graves, nem infecções, nem hospitalização, nem transfusões sanguíneas, nem mortes. Os maiores riscos da lipoaspiração são aqueles associados com a anestesia geral. Evitando a anestesia geral, os risco da lipoaspiração são muito reduzidos.
O paciente tem aqui um papel importante ajudando a minimizar os riscos de complicações cirúrgicas, evitando medicamentos que possam afetar a cirurgia. O paciente deve informar ao cirurgião de toda e qualquer medicação que esta fazendo uso regular ou ocasionalmente.

Riscos de irregularidades na pele.

A lipoaspiração usando microcânulas é a técnica que tem menor probabilidade de causar qualquer irregularidade significativa ou visível na pele. Aumentando a gordura subcutânea a técnica tumescente permite uma remoção mais rigorosa da gordura, com maior segurança, visto que a cânula de lipoaspiração não se aproxima inadvertidamente da pele, o que pode causar irregularidades. Assim a técnica tumescente, ajuda a minimizar o risco de irregularidades da pele. A lipoaspiração pode melhorar as irregularidades preexistentes da pele, como a “celulite” ou “depressões”. É irrealista esperar uma pele perfeitamente lisa. Um observador casual não detecta qualquer irregularidade na pele. No entanto, é possível que uma pequena irregularidade da pele visível possa ocorrer e requerer um pequeno “retoque”.

Gostou? Leia Também:  Classificação Estatística Internacional (CID)

Risco de cicatrizes na pele

As perfurações feitas para inserir as cânulas são normalmente de cerca de 2 a 3 mm de comprimento e são geralmente  invisíveis uma vez cicatrizadas. Embora você possa ser capaz de as encontrar num exame de perto, a maioria das outras pessoas não são capazes de ver. Alguns pacientes notam que as suas pequenas cicatrizes tomam um tom escuro que usualmente desaparece ao fim de alguns meses. Existe também o fato de algumas pacientes terem predisposição genética para a descoloração persistente das cicatrizes. Certas áreas do corpo, como as costas podem ter alterações da pigmentação com maior freqüência.

Celulite

A lipoaspiração das coxas ainda que melhorando a silhueta, modelando-a não elimina a chamada “celulite”. A celulite é resultante do repuxamento de tecidos fibrosos que fixam a pele ao músculo. Ainda que a lipoaspiração possa reduzir muito da celulite, é improvável que a elimine totalmente.

Lipoaspiração e obesidade

A lipoaspiração não é um tratamento adequado para a obesidade. A lipoaspiração não substitui uma dieta prudente e equilibrada, bem como a prática regular de exercício físico. Os pacientes obesos podem ser bons candidatos para lipoaspiração limitada se o seu objetivo for simplesmente melhorar a forma de certas áreas do corpo.

Cicatrização pós-operatória

A cura normal após lipoaspiração envolve um certo grau de dormência, edema, equimose e nódulos duros. Uma dormência ligeira temporária pode persistir até aos 4 meses. A maioria dos pacientes podem eventualmente ver alguma melhoria da sua silhueta dentro de uma semana após a cirurgia. No entanto, devido a lenta resolução do inchaço pós cirúrgico, os resultados finais após a lipoaspiração habitualmente requerem 12 a 20 semanas para serem atingidos.

Expectativas realistas

Embora os resultados da lipoaspiração sejam por norma excelentes, não é realista esperar a perfeição. É impossível garantir a quantidade precisa de melhoria que pode resultar da lipoaspiração. Os pacientes não devem ter expectativas que não sejam realistas. Para lipoaspiração de uma área muito volumosa, a melhoria máxima pode requerer um segundo procedimento, pelo qual haverá lugar a pagamento adicional. Em geral as melhorias são perceptíveis, algo próximo da perfeição. Se uma melhoria de 75% torna um paciente feliz, é provável que essas expectativas sejam atingidas. Os nossos pacientes geralmente obtêm mais que 75% de melhoria.

Gostou? Leia Também:  Prostatite: Causas, Sintomas e Tratamento

Longevidade dos resultados

As células gordas que são removidas na lipoaspiração não voltam a crescer. Se o paciente mais tarde perder ou ganhar peso, estas mudanças serão distribuídas proporcionalmente pelo corpo. Embora se possam esperar algumas alterações como o envelhecimento, desde que o paciente não ganhe muito peso, a nova silhueta, mais agradável é relativamente permanente. A lipoaspiração não impede que o tempo vá passando e que o corpo vá naturalmente envelhecendo.  

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*