Tipos de Célula

Originam-se nas células eucariótas do nucléolo, e podem ser encontrados espalhados no citoplasma ,presos uns aos outros por um fita de RNAm formando polissomas também chamados de polirribossomas) ou grudados nas membranas de uma estrutura chamada retículo endoplasmático (formando assim o retículo endoplasmático rugoso ou granular).

Já nas células procariotas são encontradas livres no citoplasma, onde tem sua origem. Neste tipo de célula, elas são criadas à partir de proteínas e RNA ribossômico específicos, por um processo de auto-construção, ou seja, os ribossomos procariontes, constroem-se sozinhos à partir de seus componentes.

O ribossoma é formado principalmente (mais ou menos 60% da massa total) por (flagelo ribossomático) e cerca de 50 tipos diferentes de proteínas. Tem uma grande e uma pequena subunidade, sendo a grande formada de 49 proteínas + 3 NAs e a pequena por 33 proteínas + 1 tra.

As proteínas produzidas pelos polirribossomas geralmente permanecem dentro da célula para uso interno, já as enzimas que serão expelidas, são produzidas pelos ribossomas aderidos à parede do retículo endoplasmático. As enzimas são inseridas dentro dele, armazenadas em vesículas que são transportadas para o complexo de golgii, onde são “empacotadas” e enviadas para fora da célula. São produzidos no complexo de Golgi.

Na subunidade maior, existem duas regiões onde ocorre o contato direto com o RNAt: são chamadas Sítio A (Aminoacil) onde ocorre a chegada do RNAt e Sítio P (Peptidil) onde são formadas as ligações peptídicas pela junção entre os aminoácidos de ambos os sítios.

A ação dos ribossomos na tradução se divide em: iniciação (AUG – códon de início), alongamento (fatores de alongamento) e finalização (códons de parada – Stop).O ribossomo é funcional apenas quando suas subunidades estão unidas. Após a construção de cada proteína, as subunidades se desprendem do RNAm e se separam.  

Gostou? Leia Também:  AVC - Acidente Vascular Cerebral

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*