Yoga e Saúde

O Yoga fonte de juventude e de saúde é um precioso auxiliar que deve ser levado em consideração. Não se propõe a curar, mas sua prática regular permite disciplinar o organismo, fornecendo-lhe um estado de equilíbrio, sinônimo de boa garantia e de saúde.

No plano físico – o Yoga proporciona uma flexibilidade geral das articulações e da coluna vertebral, melhorando o funcionamento de nossos órgãos: intestinos, fígado, coração, glândulas, circulação. Além disso, em caso de doença, permite uma recuperação acelerada durante a convalescença,  pois  o Yoga repõe as energias.

No plano psíquico – o Yoga faz maravilhas proporcionando o controle das emoções e do estado nervoso. Sabemos hoje, quão numerosas são as doenças induzidas pelo psiquismo, as quais recebem o nome de “doenças psicossomáticas”.

Esta faculdade do Yoga de manter bem equilibrada a balança de nosso estado mental e de nossa fisiologia é prova de que, há milhares de anos antes de nós, os homens já haviam compreendido o interesse no plano de bem estar diário de definir a saúde sob seu duplo aspecto: – o corpo e o espírito complementando-se um ao outro.

Para tanto, o Yoga apoia-se em três fatores fundamentais:

  • A respiração – reaprender a respirar, a oxigenar-se através de exercícios físicos e mentais.
  • A postura – movimentos conscientes cada qual com seu objetivo preciso ,que podem ser gradualmente melhorados e acessíveis a todos.
  • Respeito e o conhecimento do corpo – não cabe aqui desenvolver com precisão a prática do Yoga, pois  isto mereceria escrever um compêndio.

Um pouco sobre Yoga
Yoga deriva da raiz sânscrita Yüj. É uma palavra masculina e significa “unir-se à, ligar-se à” ou em outras palavras, a união do homem com o supremo absoluto. Ao ser traduzida para o português, no entanto, escreve-se ioga, substantivo feminino termino em “a”.

Gostou? Leia Também:  Corrimento Vaginal: Sintomas, Causas e Tratamento

A partir daí criou-se a confusão entre “ioga ginástica” e “yoga filosofia”. O Yoga faz parte de um Darshana, uma das escolas de Filosofia da Índia.

As sete linhas clássicas do Yoga
Hatha Yoga >>>>>  Yoga das Posturas
Karma Yoga  >>>>> Yoga da Perfeita Ação
Bhakti Yoga  >>>>> Yoga da Devoção
Jnana Yoga  >>>>> Yoga do Perfeito Conhecimento
Raja Yoga    >>>>>  Yoga da Meditação
Mantra Yoga >>>>> Yoga dos Sons
Tantra Yoga >>>>>  Yoga da Realização


Quais os efeitos da prática do Yoga?

Os efeitos do Yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura desenvolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal.

Esses efeitos dependem da regularidade com que você pratica. Em alguns meses eles se manifestam e seus benefícios lhe acompanharão por toda a vida.

Nesse artigo, pretendemos como professora, simplesmente despertar o interesse dos leitores sobre a ciência do Yoga como um meio para uma vida feliz e saudável.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*